Iniciamos o ano com diferentes discussões sobre cultura, sobre produção cultural, sobre o papel da imagem na escola e na nossa vida diária. Muitas foram as imagens trazidas e trocas. Depois desse momento entramos nesses temas a seguir:
lustrações..
Esse tema abordou a relação entre o texto e a imagem no livro infantil, mostrando a articulação que existe entre a escrita e a figura e a interdependência de ambos.
lustrações..
Esse tema abordou a relação entre o texto e a imagem no livro infantil, mostrando a articulação que existe entre a escrita e a figura e a interdependência de ambos.
Para
discutirmos o assunto, tomamos como base o segundo capítulo da dissertação de
Barbara Neck: “Ilustração e texto”, e analisamos os diversos tipos de
ilustração e a distinção que existe entre o texto e a imagem, como duas
linguagens diferentes.
Logo
após, a profª Adriana distribuiu uns livros de literatura infantil para cada grupo, pedindo que
examinassem pelos conceitos estudados.
Os
alunos fizeram a leitura das histórias para a turma, realizando a análise das
ilustrações pelos conceitos da autora Barbara Neck, classificando-as como “paralelas” ou “interdependentes”. Analisamos também, os livros infantis que cada aluno tinha trazido com o objetivo
de debater e compreender os conceitos estudados.
Livro: A Casa Sonolenta
Série de Livros: No Meio do Caminho
Livro: A Casa Sonolenta
Série de Livros: No Meio do Caminho
Fotografia..
É
através dela que podemos nos comunicar de forma crítica com tudo que está ao
nosso redor, através da produção e da leitura das fotografias podemos perceber
o diálogo que é feito por uma observação sensível e analítica do nosso meio.
Esse foi o tema que
trabalhamos em nossa aula com o objetivo de aliar essa prática à
educação, e
para discutirmos o assunto, lemos previamente o texto “Fotografar e
Narrar” de
Solange Jobim e Ana Lopes e realizamos um debate em sala. Nesse dia
tivemos a presença do mestrando Igor Helal, que estuda o uso da
fotografia por professores na escola.
Após o debate, a
Profª Adriana Hoffmann propôs um exercício prático: Fotografar!!
Cada um teria que tirar a sua foto no espaço da universidade
e que essa foto pudesse nos passar um diálogo de alguma forma.. e daí surgiram
muitas ideias interessantes! Pudemos perceber que o diálogo vai muito além do
óbvio, é um mural, é uma relação de conversas, uma sala de aula, um espaço ao
ar livre, um quadro, uma foto da foto, e por aí vai!
Depois fizemos uma apresentação, na sala, de cada foto e o
motivo destas estarem nos transmitindo um diálogo!
Não
faltou criatividade e percepção.. foi uma aula muito prática e construtiva.
Foto: Chaiene Oliveira
Foto: Fernanda Bessa
Foto: Chaiene Oliveira
Foto: Fernanda Bessa
Por: Luândi Monteiro
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