Aproveitamos a presença do Igor para colocarmos em prática as dicas que ele passou para a turma através de uma oficina de fotografia, cujo tema era as perspectivas de amor retradadas no filme "Amor?" de João Jardim.
Com o apoio do Cine CCH, entre outros projetos de extensão, pesquisa, e professores e colaboradores da UNIRIO, o filme "Amor?" teve sua pré-estreia realizada no auditório Paulo Freire da UNIRIO no dia 19/04/2011, com a presença do próprio diretor e de atrizes do filme.
Trailler do filme "Amor?" de joão Jardim:
Mais informações sobre o filme e a pré-estreia na UNIRIO podem ser encontradas aqui no blog do projeto Cine CCH.
O objetivo da oficina era que os alunos contemplassem em duas fotografias diferentes perspectivas de amor.
Os alunos saíram pela universidade fotografando objetos ou criando cenas que atendessem ao tema, e o resultado deste trabalho posso ser encontrado aqui no flickr da disciplina.
Em outro momento as imagens foram exibidas para a turma no datashow e os alunos teceram comentários e observações sobre as fotografias dos colegas.
Em sala também lemos alguns textos que tratam do ato de fotografar, as escolhas que são feitas no momento da produção da fotografia e como essas imagens atingem o receptor. Esses textos podem ser encontrados no site da disciplina clicando aqui.
O que vocês, alunos da disciplina, acharam dessa proposta de trabalho?
E para você Igor, como foi a experiência de fazer esta atividade com a turma?
Deixem aqui seus comentários!
Queridos alunos e alunas,
ResponderExcluira experiência foi de grande valia para mim e espero ter contribuído para a ampliação de conhecimentos de todos acerca de que - e por que, como, para que - usos fotográficos são produzidos cotidianamente. Como sabemos, a convergência midiática está em ascensão, surge em diferentes contextos em uma velocidade cada vez maior. A correlação de mídias, como o cinema e fotografia, a meu ver, é uma possibilidade criativa de complexificarmos nossas criações e desinvibilizá-las. Obviamente, novos suportes também surgem, como esse blog, o que potencializa as interfaces de quem pratica a disciplina com a Adriana e seus/outros pares. Parabéns novamente!
Igor,
ResponderExcluirAgradecemos sua presença e o diálogo em nossa aula. A oficina e as fotos a partir dessa aula deram pano para manga! Depois entre no flickr e veja lá. Podemos colocar uma foto sua nessa postagem?
Beijos,
Adriana