Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Olhar "enquadrado"...

Em outro momento da disciplina o tema abordado foi a linguagem das histórias em quadrinhos.

Levamos para a sala de aula alguns exemplares de diferentes HQs e  compartilhamos experiências e conhecimentos com os colegas.

Para orientar o estudo de diferentes conceitos das HQs foram estudados três capítulos do livro "A Leitura dos Quadrinhos" do autor Paulo Ramos: A oralidade, A representação da fala e do pensamento e O espaço e o tempo nos quadrinhos.

Adriana Ribeiro, aluna da disciplina, aponta que:
"Por causa da diferença visual entre os balões, a representação da fala e dos pensamentos nos quadrinhos é muito mais simples que na literatura. O formato dos balões, no entanto, pode variar de acordo com as intenções do contador de histórias. O texto em quadrinhos tem algumas características específicas do gênero. Os balões que indicam a fala e o pensamento, a forma de se escrever, a riqueza de interjeições, onomatopeias, utilização de letras maiúsculas para indicar aumento no tom de voz, repetição de vogais indicando prolongamento do som emitido pelo personagem, entre outras. Além de tudo isto, a imagem dos personagens aparecem com expressões faciais e corporais que complementam a fala expressa pela escrita".

Segundo Debora Gherman:
"Com o passar dos anos, as revistas em quadrinhos mudaram o vocabulário utilizado dentro dos balões, acompanhando as mudanças linguísticas não formais, mas a linguagem utilizada pelas crianças na época. Os quadrinhos mais antigos possuíam um vocabulário muito formal, que se enquadrava na forma culta da língua, mas um pouco distante da realidade falada pelas crianças. Após alguns anos gírias foram introduzidas nas histórias e a linguagem ficou muito mais apropriada para as crianças leitoras".

Já Karina Grynszpan destaca alguns aspectos da oralidade nas HQs:
"Quanto à letra: O seu formato expressa as características dos personagens ou sua nacionalidade; expressa diferentes contextos e o negrito sugere um tom de voz mais alto. Quanto à fala: os níveis de fala são relacionados aos aspectos geográficos e socioculturais; o uso de hífen proporciona ao leitor a maneira silábica; o silêncio é representado pela ausência de balões ou balões sem fala; a onomatopeia sugere uma conversa, segredo ou informação que só o leitor pode ter conhecimento"

A aluna Debora Costa deu a dica do site "Máquina de quadrinhos da Turma da Mônica", onde você pode criar sua própria história, escolhendo personagens e cenários. Clique aqui e comece a criar!

E você, qual a sua experiência com Hqs?
Quais características você pode observar que são próprias deste gênero? Divida conosco!

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