Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Recesso e retorno em agosto

A todos os nossos leitores e ex-alunos,


O semestre termina e entramos de recesso. No próximo semestre a nova turma movimentará esse blog novamente trazendo notícias das suas produções assim como fez a turma de 2011.1

Convidamos a todos os ex-alunos a voltarem sempre acompanhando nosso blog...


Um abraço,
 profª Adriana Hoffmann e monitora Maysa Lopes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

OS USOS DO REGISTRO AUDIOVISUAL NAS/DAS/COM AS NARRATIVAS COTIDIANAS.

Com o avanço das tecnologias a que hoje temos acesso (Pereira, 2008), reconhecemos que as últimas gerações têm compartilhado de uma cultura na qual cada vez mais saberes, práticas e sensações são produzidas por meio do suporte audiovisual, trazendo novas maneiras de se relacionar, de trocar informações, de construir o conhecimento, de ser e estar presente no mundo. (Canclini, 2009). E, assim como André Lemos (2005), acreditamos que as crianças devem ser pensadas como sujeitos singulares e participantes ativos do processo de produção, aproveitando a riqueza da diversidade da troca em coletivo nos debates para ampliar as possibilidades de olhar (Castro, 2008).

Entendemos que a escola precisa contemplar a tessitura de saberes em redes e a produção nos currículos praticados em seus cotidianos, reconhecendo a existência de diversas linguagens, facilitando o acesso a estas e incentivando seus usos dentro do ambientes escolar. (Buckingham, 2008).

Assim, nossa proposta é que, incentivadas pelo educador, as crianças tenham a oportunidade de experienciar a produção de vídeos sobre seus cotidianos e a edição dos mesmos com o auxílio do professor, para posterior exibição com a turma. Após a exibição, o incentivo ao debate permite o aparecimento de interesses e problemáticas da turma que possam subsidiar futuros projetos.


Por Maysa Lopes, Ismênia Araujo e Victor Junger.




 Este trabalho refere-se ao Projeto Educativo “Jornal da Criança cidadã”.  Partindo dos conhecimentos apreendidos na disciplina Imagem e Educação, tenho como objetivo elaborar e desenvolver junto a determinado grupo, um projeto educativo na área das Ciências Sociais, História e Geografia.
O projeto tem como produto final a confecção e publicação em versão impressa de um exemplar de jornal construído e elaborado pelos alunos. Este será um exemplar especial de comemoração ao “Dia da Consciência Negra” tratando exclusivamente das temáticas supracitadas.

Capa do Jornal:



Postado por Priscila

Flipbook online

Gente, achei este site e lembrei de todos da nossa turma.

Assim como produzimos nossos flipbooks, nesse site podemos fazer um flipbook online, e é bem mais fácil do que desenhar página por página!

Genial néé?


Quem criar um flipbook, compartilhe depois!

Postado por Debora Gherman

Ouvindo e Criando

Ouvindo e Criando, consiste na utilização de música para trabalhar conteúdos dentro da sala de aula, de maneira divertida e descontraída.
Alunos do primeiro ano de uma escola particular em Copacabana confeccionaram desenhos após ouvirem e discutirem pontos da música e construir sua história.
O uso de ferramentas presentes em seu cotidiano proporciona um maior interesse e participação dos alunos nas atividades e no processo de aprendizagem.
O texto, Alfabetização Midiática de Mônica Fantin ressalta a importância da compreensão desse novo contexto, do uso da sociedade faz dessas mídias e que os educadores devem estar preparados para lidar com elas e ensinar a lê-las, compreende-las e criticá-las.
Esta relação pode ser aproveitada para, não somente ministrar os conteúdos escolares, mas também de vivenciar cultura, comunicação e seu papel social. As mídias podem ser ferramentas de trabalho ricas.
Segundo Fantin "Se o computador, a internet, o celular existem, seus usos podem ser redimensionados e suas interações podem ser mais ativas e interativas consentindo a possibilidade de comunicar e produzir cultura de modo reflexivo."





Débora Costa e Karina Grynszpan

sexta-feira, 1 de julho de 2011

JORNAL ESCOLAR - diversas maneiras de fazer

Nós, as três integrantes do grupo (Anna, Debora e Deborah) estamos inseridas no Colégio Estadual Julia Kubitschek – CEJK, através do grupo de pesquisa do qual fazemos parte, PIBID. O colégio possui diversos projetos com mídia, como o blog das crianças do ensino fundamental, o blog dos alunos do ensino médio, a rádio também do ensino médio, entre outros.
            Pensamos então em criar algo novo, que não existisse ainda na escola, produzido pelos alunos. Uma mídia, que por mais que seja conhecida pelos alunos, eles nunca tiveram a experiência na parte da produção, o que tornaria o trabalho diferenciado dos outros já vivenciados por eles.
            A escolha então foi simples, a criação de um jornal, produzido pelos alunos do ensino fundamental, que irá circular pela escola com novidades, notícias, dúvidas e o que mais eles queiram inserir dentro do material.

Enxergamos na realização do jornal possibilidades de educar para, com e através (FANTIN, 2007) das mídias, e também o exercício do direito à expressão e à comunicação. O projeto também foi pensado visando promover a organização dos alunos, já que precisaram definir um editorial para o jornal, as matérias em destaque, ou seja, tudo que será veiculado na mídia escolhida.