Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fotografando...

Dia 19/09 começamos a conversar sobre fotografia.
Os alunos realizaram previamente a leitura do texto "Fotografar e Narrar" de Solange Jobim e foi realizada em sala uma pequena discussão acerca deste.

A Profª Adriana Hoffmann propôs um exercício de leitura de imagens, no qual exibia fotografias através do datashow e a turma tecia narrativas a respeito destas.

E enfim chegou o momento da produção! O tema sugerido por Adriana foi: "O que te toca, o que te marca dentro da UNIRIO?", e os alunos, com suas câmeras na mão, saíram fotografando pela Universidade:

Sara e Isabella fotografando a fachada

O que será que Thamyres e Mariana estavam fotografando?

 




Letícia Noleto e Sara focando no Pão de Açúcar.













Os alunos tiraram de uma a noventa e uma fotos! E em outro momento, com certa dificuldade, precisaram selecionar apenas uma para apresentar para a turma. Alguns optaram por pessoas que contituem a universidade, outros pelas pinturas externas com reivindicações, o relógio da entrada, dentre muitas outras fotografias.

E você? O que te marca, o que te toca na universidade?
Divida conosco!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ilustrações em livros de literatura...

Iniciamos a discussão do tema com cada aluno levando para a aula uma imagem que ilustrasse a discussão anterior sobre Alfabetização Midiática.
Muitas imagens apareceram, a maioria charges.

Tendo como base o segundo capítulo da dissertação de Barbara Neck discutimos os diferentes tipos de ilustração, de acordo com os conceitos elaborados por Denise Agosto.

Em um segundo momento a profª Adriana Hoffmann distribuiu livros de histórias infantis para grupos e pediu que analisassem sob a perspectiva de tais conceitos. Os grupos fizeram a leitura das histórias para toda a turma e realizaram a análise das ilustrações sob a ótica de apresentada por Barbara Neck, classificando suas narrativas como "interdependentes" ou "paralelas". 

Ao final da aula cada aluno fez a mesma análise da figura que havia levado para ilustrar a discussão anterior e perceberam que a maioria apresentava uma narrativa interdependente.

Que exemplos ilustração que apresentem narrativas de estruturação, paralelas ou interdependentes você conhece? Compartilhe conosco! Só não esqueça de citar a fonte..

Alfabetização Midiática

Com base no texto "Alfabetização Midiática na Escola" de Mônica Fantin iniciamos uma discussão sobre o papel que a mídia desempenha para a infância da/na contemporaneidade e o papel do professor frente a isso.

A autora discute o que é estar alfabetizado no século XXI e o que significa a alfabetização midiática nesta perspectiva.
Para ela, estar alfabetizado no século XXI envolve a perspectiva das múltiplas linguagens, da comunicação e da mídia-educação, sustentada em quatro eixos: cultura, crítica, criação e cidadania, que devem estar presentes na educação de crianças e na formação de professores.

Assistimos a alguns vídeos que falaram sobre o acesso às mídias e os usos das mesmas. Em um deles Rivoltella falou, em uma entrevista, sobre a necessidade e a importância da apropriação das mídias pela escola, tendo em vista os usos que crianças e jovens fazem fora do espaço escolar.

E para você, o que é estar alfabetizado no século XXI?
O que você pensa sobre a mídia-educação nas escolas?

Compartilhe conosco suas opiniões!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Imagem e Identidade

No dia 22/08 a aula de Imagem e Educação foi realizada no Auditório Vera Janacópulos com a exibição do filme Minha Vida em Cor de Rosa (Ma Vie En Rose) do belga Alain Berliner pelo projeto Cine CCH, coordenado pela Profª Adriana Hoffmann.


O filme retrata o drama de um menino que, desde muito cedo, apresenta forte tendências homossexuais. O protagonista, Ludovic Fabre, cresce acreditando ser uma garota em um corpo masculino e pensa que um dia se tornará uma menina de verdade. Suas idéias e atitudes incomuns vão contra os valores e costumes de sua sociedade, fazendo com que ele e toda sua família sofram uma grande repressão. 

A exibição foi seguida por um debate livre e muito interessante sobre imagem e identidade no qual alunos, professores, e toda a comunidade puderam compartilhar suas opiniões e experiências a respeito da diversidade sexual, preconceitos e o papel do educador e da escola frente a tais situações.

Na aula seguinte à exibição estendemos a discussão em sala de aula, debatendo questões como as possíveis relações entre imagem e identidade e o que o filme nos faz pensar a respeito.

E você, qual a sua opinião sobre o tema? Compartilhe conosco!