Iniciamos a discussão do tema com cada aluno levando para a aula uma imagem que ilustrasse a discussão anterior sobre Alfabetização Midiática.
Muitas imagens apareceram, a maioria charges.
Tendo como base o segundo capítulo da dissertação de Barbara Neck discutimos os diferentes tipos de ilustração, de acordo com os conceitos elaborados por Denise Agosto.
Em um segundo momento a profª Adriana Hoffmann distribuiu livros de histórias infantis para grupos e pediu que analisassem sob a perspectiva de tais conceitos. Os grupos fizeram a leitura das histórias para toda a turma e realizaram a análise das ilustrações sob a ótica de apresentada por Barbara Neck, classificando suas narrativas como "interdependentes" ou "paralelas".
Ao final da aula cada aluno fez a mesma análise da figura que havia levado para ilustrar a discussão anterior e perceberam que a maioria apresentava uma narrativa interdependente.
Que exemplos ilustração que apresentem narrativas de estruturação, paralelas ou interdependentes você conhece? Compartilhe conosco! Só não esqueça de citar a fonte..
Muito Bom Maysa! Vamos pedir a todos para entrarem e opinarem de agora em diante...
ResponderExcluirUma boa idéia é também enviar para os alunos das turmas antigas, que tal??
Beijos,