Com base no texto "Alfabetização Midiática na Escola" de Mônica Fantin iniciamos uma discussão sobre o papel que a mídia desempenha para a infância da/na contemporaneidade e o papel do professor frente a isso.
A autora discute o que é estar alfabetizado no século XXI e o que significa a alfabetização midiática nesta perspectiva.
Para ela, estar alfabetizado no século XXI envolve a perspectiva das múltiplas linguagens, da comunicação e da mídia-educação, sustentada em quatro eixos: cultura, crítica, criação e cidadania, que devem estar presentes na educação de crianças e na formação de professores.
Assistimos a alguns vídeos que falaram sobre o acesso às mídias e os usos das mesmas. Em um deles Rivoltella falou, em uma entrevista, sobre a necessidade e a importância da apropriação das mídias pela escola, tendo em vista os usos que crianças e jovens fazem fora do espaço escolar.
E para você, o que é estar alfabetizado no século XXI?
O que você pensa sobre a mídia-educação nas escolas?
Compartilhe conosco suas opiniões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário