Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cine CCH com o filme:Adeus Lenin!!!

O cine CCH ocorreu no dia 18 de Outubro no auditório Paulo Freire às 18:30h com exibição do filme:Adeus Lenin e fez parte da III Semana de Educação da Unirio.
Adeus Lenin é um filme Alemão de 2003 dirigido por Wolfgang Becker, onde o autor fala de um período importante da história cultural da Europa como a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas e conta a história de uma família onde a mãe é uma professora que defende e vive o estado político de seu país - o socialismo. O filme traz algumas questões sociais bem amplas a serem discutidas como o processo de mudanças do regime político no país com a implatação do sistema capitalista e a forma poética que foi trabalhada a construção de um outro olhar e uma outra realidade não só criada pelo filho Alexsander onde utiliza de diversos recursos para criar um cenário onde tenta preservar sua mãe de um choque e manter vivo o seu desejo, como o da própria mãe em criar a história sobre o pai de seus filhos.
Podemos perceber que através da imagem e da tecnologia é possível educar e construir valores!!!!
Roselaine e Yasmin.

8 comentários:

  1. O filme realmente ajuda-nos a perceber como Alemanha viveu esse momento histórico.
    Além de contextualizar e trazer muitas marcas culturais, o filme pode ser usado também para abordar as questões de relacinamento e estrutura familiar.
    Bem legal este filme!!

    ResponderExcluir
  2. O filme retrata a vontade de um filho em preservar em sigilo para sua mãe, comunista fervorosa, a notícia da queda do muro de Berlim e de que Alemanha fora unificada. Tendo estado em coma por oito meses, Christiane desperta e, ainda sob o risco de um enfarte, seus filhos se unem para manter o comunismo em vigência.
    Para tal, se utilizam, dentre outros meios, da televisão, artigo baseado na imagem, onde forjam noticiários a respeito da Alemanha comunista.
    O filme revela um sentimento utópico de um socialismo libertador e heroico, além de evidenciar a importância e beleza de um bom relacionamento familiar, capaz de romper barreiras e preservar sentimentos puros e muitas vezes inocentes.

    ResponderExcluir
  3. Ao ver o filme nos faz pensar as transformações políticas e sociais que a Alemanhã sofreu com a queda do Muro de Berlim.
    Nos mostra também, as mudanças ocorridas na Alemanhã Oriental com a queda do comunismo e sua admissão ao sistema capitalista. Um sistema que valoriza o consumo e defende a liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  4. O filme é ótimo para retratar tanto as mudanças ocorridas no processo de unificação, quanto a força da mídia em veicular as ideias e ideais políticos. O filho, desta maneira encontra muita dificuldade para esconder de suas mães as mudanças que estão acontecendo. Achei o filme interessante, pois, nos faz enxergar o "bom" e "ruim" dos dois "lados da moeda".

    ResponderExcluir
  5. Muito bom opinarem aqui. Colocarei as opiniões também no blog do CINE CCH, ok?

    ResponderExcluir
  6. Na semana de educação assisti ao filme Adeus Lenin,que me tocou profundamente como ser humano. O esmero do filho em preservar os ideais de sociedade da mãe, e a mãe tão apegada a cultura local na qual estava inserida é motivador para a geração atual que a meu ver parece desligar-se cada vez mais dos ideais politicos de nossa sociedade.
    Mônica Monteiro

    ResponderExcluir
  7. O filme me fez refletir como as mídias podem manipular as pessoas! Tanto para o lado bom, quanto para o ruim. No caso, o filho usa para iludir a mãe de que o comunismo continua em vigência. Mas poderíamos trabalhar este filme numa disciplina como história, abrangendo o contexto histórico, suas consequências mundiais e utilizando, assim, a mídia de um modo vantajoso!

    ResponderExcluir
  8. Boas opiniões Roselaine, Yasmin, Thais, Letícia Noleto, Nivea, Monica, Sara e Isabela! Trouxeram observações importantes assim como o debate desse filme que foi muito proveitoso!A questão política, cultural e familiar vivida pelo personagem foi bem abordada por vocês. O uso da mídia pode trazer inúmeros debates inclusive esse levantado por Isabella em seu comentário. No entanto, não é apenas esse o único modo de uso e para que seja trazida para a escola não precisa ser usada de modo vantajoso, viu? Basta ser usada de diferentes formas possibilitando aos alunos entenderem como ela é produzida e como isso faz parte do processo de leitura também. Trabalhar a produção já lhes permitirá perceber isso sem necessariamente estar associado apenas a discussão numa única disciplina...

    ResponderExcluir