Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Final: "De casa para a escola - descobrindo caminhos"

http://www.fotolog.com.br/imagemedu

Nossa proposta foi unir as mídias fotografia e internet, criando um fotolog para a interação dos alunos e para, dentro do tema Casa x Escola, discutido e debatido em sala, proporcionar uma atividade em que as crianças possam fotografar seu percurso de casa para a escola, sob o olhar de cada um, dando ênfase no interesse e percepção de cada um. Posteriormente, as fotos seriam colocadas em um fotolog da turma, com a participação de todos, em sala e em casa.
Desta maneira, percebemos uma autonomia do aluno com relação às duas mídias, possibilitando sua criação e criatividade, além de estimular o uso efetivo da fotografia e dos blogs/flogs na educação, de maneira positiva e enriquecedora.
O link acima trata-se de uma prévia do que poderia ser o fotolog da turma, mas feito por nós do grupo, imaginando como seria retratar o caminho "casa x escola" de cada um.

5 comentários:

  1. Integrantes do grupo: Leticia Noleto, Sara Cavalini, Isabella Guedes e Lia Alencar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom terem aprendido a postar e postado como combinado. Parabéns! Projeto bem pensado!

    ResponderExcluir
  3. Os olhares estrangeiros que percebemos sobre os professores são os de que estes nascem sabendo de tudo, que devem ter explicações sobre tudo, que não podem simplesmente dizer “Não sei a resposta disto, vou pesquisar a respeito.” Os professores também não são reconhecidos e desvalorizados. São vistos como pessoas que recebem mal pelo trabalho que fazem. Os alunos são vistos, por muitos ainda, como criaturas vazias que só devem acumular conhecimentos e decorar os conteúdos propostos. São vistos como “seres em criação”, pessoas que ainda não são alguém. E sim, que um dia serão. A escola atual é vista como um local de propagação de conhecimentos acumulados pela humanidade e um direito e dever dos pais de colocar seus filhos. É um lugar que ainda é resguardado e fica a critério do governo e dos professores o que será trabalhado lá. Os alunos, pais e comunidade não tem voz.
    A imagem na escola é vista como algo ruim. É entendida como uma diversão ou algo que foge a regra do livro didático. Como um momento a parte da aula onde o professora vai apenas ilustrar ou exemplificar uma conceito ou história.
    Através do nosso projeto pretendo introduzir a imagem não só como complemento, mas como real ferramenta de trabalho. Visto que essa pode ser utilizada de inúmeras formas e com várias mídias. Se bem trabalhada pode modificar o olhar dos alunos a respeito do certo tema ou fazê-los entenderem com diversos “olhares” o mesmo tema. Os professores se bem instruídos e dispostos podem fazer dessa ferramenta algo muito útil e proveitoso em seu trabalho diário. A imagem na educação é fundamental. Visto que o bombardeio desta no cotidiano é cada vez mais constante e de variadas formas. Já que vivemos neste muito cabe a nós aprender a lidar com este da melhor forma e não fechar os olhos para as imagens que estão na nossa frente.

    ResponderExcluir
  4. Boas reflexões Sara!Vou copiar sua resposta nos comentários do filme em que discutimos sobre isso,ok?
    Bom final de ano!

    ResponderExcluir
  5. Boa proposta de projeto!!

    ResponderExcluir