Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Rádio Livre Escolar e Web Jornal

Grupo: Lays Nascimento e Raphael Pequeno

Breve resumo...

O projeto destina-se às turmas de 5° ao 9° ano do ensino fundamental para escolas localizadas em comunidades onde a população pertence à classe social menos favorecida, à fim de aproximar o contato com a utilização de diferentes mídias e estreitar as relações sociais no local onde a escola se encontra e a comunidade escolar. A rádio escolar atua como instrumento principal de comunicação entre os atores sociais escolares e o web jornal como espaço permanente de interação e participação como fortalecimento da rádio.

A criação da rádio escolar promove a formação de comunicadores, principalmente pelo seu caráter democrático e acessível ao público. Este meio de comunicação proporciona diversas possibilidades de exploração; desde o lazer, cultura, informação e realização de projetos de formação social. Além de programas que também podem funcionar como fonte de conhecimento. A rádio ainda proporciona a participação e a criação pelos sujeitos envolvidos no processo de produção deste projeto, permitindo que estes construam suas ideias acerca de si e do grupo como criadores, e pensadores críticos de suas produções.

Como exemplo apresentamos o programa Vulva Fúcsia, da rádio Kaxinawá que acontece na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da UERJ.

O programa também possui um blog que é "alimentado" com informações diversas de acordo com a proposta do programa. http://vulvafucsia.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Fiquei curiosa para saber como seria uma proposta dessas com crianças do primeiro segmento do ensino fundamental e não com os maiores como vcs propõem... Vcs estão se formando para trabalhar com os menores. Uma proposta como essa também pode ser feita com os menores mudando-se os temas de interesse, é claro.

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