Em 2004 o Ministério da Educação desenvolveu uma nova modalidade de formação profissional em nível médio. A proposta consolidada no decreto 5154, de 23 de julho de 2004, institui a modalidade de ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
A proposta do ensino médio integrado à formação profissional está estruturada a partir de três princípios: ciência, cultura e trabalho, tendo o trabalho como princípio organizativo do currículo.
Com essa oportunidade, o Colégio Estadual Dom Pedro II implementou tal iniciativa, optando pela formação técnica no campo da Comunicação, considerando o fato de na cidade existir substantivo mercado audiovisual.
Da parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação surge o CURSO MÉDIO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, no C. E. D. PEDRO II, na Região Serrana III, em Petrópolis.
Tendo por objetivo geral a formação de profissionais autônomos, éticos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações de comunicação em várias instâncias e níveis. E, mais especificamente a formação de: assistentes em equipe técnica nas diferentes etapas de desenvolvimento de produtos de comunicação audiovisual (pré-produção, captação de áudio e vídeo, edição, e operacionalização de planos de distribuição); colaboradores no planejamento e gestão de projetos de comunicação institucional; e Produtores autônomos de projetos/produtos de comunicação.
Buscando a interdisciplinaridade, os eixos temáticos para o desenvolvimento do curso são: Situação Comunicativa, Linguagem, Mediação tecnológica, Cultura Midiática e Gestão da Comunicação.
A escola conta ainda com um estúdio de TV, equipamentos fotográficos, um estúdio de rádio, sala de vídeo/projeções e um arquivo para guardar as produções dos alunos.
Alguns princípios orientadores do curso: - Sinergia na educação para, com e pelos meios:
A “educação para os meios” (a reflexão sobre os processos e os conteúdos da mídia, com o objetivo de formar espectadores mais críticos); a “educação com os meios” (o uso didático de recursos de mídia, para qualificar os processos ensino-aprendizagem) e a “educação através dos meios” (a produção de produtos audiovisuais por crianças e adolescentes em processos pedagógicos).
Consideradas as necessidades de formação da atualidade e o rápido avanço tecnológico, é preciso superar a mera apropriação dos produtos de comunicação e assumir uma postura mais ativa de quem cria e produz, de quem toma a comunicação como processo de construção de novos saberes e práticas. Assim, consideramos fundamental fazer convergir diferentes metodologias no processo de formação e no desenvolvimento de ações em comunicação, com ênfase no fazer comunicação.
- Convergência de diferentes saberes, linguagens, tecnologias e ações
Na contemporaneidade o movimento outrora analítico, de quem parte/divide para melhor compreender e intervir no mundo tem sido progressivamente substituído por tendências sincréticas, interdisciplinares. Nesse sentido, estaremos buscando a convergência de conhecimentos, linguagens, tecnologias e ações.
A aprendizagem significativa é aquela que é fruto do entrelaçamento dos sujeitos – de seus saberes e experiências. Ela não é significativa, por si só, mas torna-se significativa pela ação. É no enfrentamento dos problemas/desafios que desenvolvemos novas competências, ideias. Assim, estaremos buscando aprender fazendo, alunos e professores.
Conforme determinação legal, a proposta curricular do curso é composta por três conjuntos de componentes: Base Nacional Comum, Parte Diversificada e os Específicos da Área profissional, além das atividades complementares e das vivências profissionais.
Optando por trabalhar sob a forma de projetos, o núcleo de formação profissional é estruturado em disciplinas que convergem conteúdos, habilidades e atitudes profissionais para o desenvolvimento de produtos em oficinas de trabalho. Essas oficinas constituem um conjunto de atividades teóricas e práticas em torno de projetos semestrais, de modo a levar o aluno a apropriar-se de saberes e práticas/técnicas específicas das diferentes etapas e dimensões da produção em rádio/vídeo e a desenvolver produtos em diferentes estilos/gêneros. Esses produtos irão sustentar a programação da “Rádio Escolar” e da “TV Corredor” (programas permanentes de exibição de produtos produzidos pelos alunos).
Os alunos do curso já realizaram diversas atividades como: a participação na Mostra Geração do Festival de Cinema do Rio BR Petrobras, Semana de Comunicação Audiovisual, visitas guiadas a universidades, sessões do projeto Cinema para Todos, debates e exposições.
Mais vídeos produzidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado - Comunicação Social aqui.
Mais informações sobre a escola e o curso podem ser encontradas aqui.
Criado por Maysa Lopes.