O projeto Luz, Câmera... Paz!
Diante das nossas discussões em sala sobre as mídias encontrei esse projeto que chamou atenção por retratar de assuntos que permeiam a realidade desses alunos e a maneira como eles encaram, a opinião deles de acordo com o tema abordado. A partir dessa discussão leva-se a ampliação do conhecimento, a prevenção e conscientização dos temas em questão.
A Escola trabalha com adolescentes no contra-turno escolar com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a realidade das suas comunidades e criar oportunidades de expressão. Sempre com a intenção de difundir a cultura da paz. Para que isso aconteça, os participantes do projeto são capacitados com oficinas conceituais e práticas de comunicação. Em 2006, o Luz, Câmera... Paz! Na Escola está sendo desenvolvido no Colégio Estadual Maria Lopes de Paula, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Quarenta alunos, com idade entre 14 e 18 anos, divididos em duas turmas, desenvolvem jornais e vídeos relacionados aos temas trabalhados durante as oficinas. Todas as etapas de produção são realizadas pelos adolescentes: desde a pesquisa inicial, passando pela produção e finalização, até o momento da divulgação dos produtos. Os jovens atuam como agentes multiplicadores dos conteúdos trabalhados nas oficinas: direitos da infância e adolescência, violência, direitos e deveres visando à formação em cidadania. Professores e funcionários das escolas também são preparados para estenderem as ações para as salas de aula e outros ambientes do colégio. Essa é a segunda versão do Luz, Câmera... Paz!. Em 2005, o projeto foi realizado com adolescentes privados de liberdade em educandários de Curitiba (meninas) e Fazenda Rio Grande (meninos), na região metropolitana.
Por Adriana Cristina Pires Ribeiro, Samyra, Aline, Luana Araujo
Adriana, muito interessante este projeto. Sabe se ele ainda existe?
ResponderExcluirNo site que pesquisei eles informam que ainda tem continuidade e com o passar dos anos eles adotam o tema mais presente no cotidiano escolar desses alunos.
ResponderExcluirEsse é um escelente modo de compreensão da sua realidade e de expressar essa compreensão ou não-compreensão.
ResponderExcluirIsmênia