Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Luz, Câmera...Paz na escola!

O projeto Luz, Câmera... Paz!
Diante das nossas discussões em sala sobre as mídias encontrei esse projeto que chamou atenção por retratar de assuntos que permeiam a realidade desses alunos e a maneira como eles encaram, a opinião deles de acordo com o tema abordado. A partir dessa discussão leva-se a ampliação do conhecimento, a prevenção e conscientização dos temas em questão.
A Escola trabalha com adolescentes no contra-turno escolar com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a realidade das suas comunidades e criar oportunidades de expressão. Sempre com a intenção de difundir a cultura da paz. Para que isso aconteça, os participantes do projeto são capacitados com oficinas conceituais e práticas de comunicação. Em 2006, o Luz, Câmera... Paz! Na Escola está sendo desenvolvido no Colégio Estadual Maria Lopes de Paula, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Quarenta alunos, com idade entre 14 e 18 anos, divididos em duas turmas, desenvolvem jornais e vídeos relacionados aos temas trabalhados durante as oficinas. Todas as etapas de produção são realizadas pelos adolescentes: desde a pesquisa inicial, passando pela produção e finalização, até o momento da divulgação dos produtos. Os jovens atuam como agentes multiplicadores dos conteúdos trabalhados nas oficinas: direitos da infância e adolescência, violência, direitos e deveres visando à formação em cidadania. Professores e funcionários das escolas também são preparados para estenderem as ações para as salas de aula e outros ambientes do colégio. Essa é a segunda versão do Luz, Câmera... Paz!. Em 2005, o projeto foi realizado com adolescentes privados de liberdade em educandários de Curitiba (meninas) e Fazenda Rio Grande (meninos), na região metropolitana.



















Por Adriana Cristina Pires Ribeiro, Samyra, Aline, Luana Araujo

3 comentários:

  1. Adriana, muito interessante este projeto. Sabe se ele ainda existe?

    ResponderExcluir
  2. No site que pesquisei eles informam que ainda tem continuidade e com o passar dos anos eles adotam o tema mais presente no cotidiano escolar desses alunos.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um escelente modo de compreensão da sua realidade e de expressar essa compreensão ou não-compreensão.

    Ismênia

    ResponderExcluir