Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Rádio Escola

Boa tarde a todos.
Eu (Débora Gherman) e meu grupo (Anna Paula Anselmo e Deborah Luna) depois de tanto pensar encontramos um projeto diferente e interessante para trabalharmos com mídia.

O projeto que achamos, foi no seguinte blog: http://midiaeducom.blogspot.com/

E nesse blog existem vários projetos com mídia. Escolhemos então o Projeto Rádio Escola uma forma de educomunicação para compartilhar com vocês.


O rádio é um veículo de grande atuação social. Através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos. 
É indispensável que a escola repense o trabalho com o rádio, por ser um veículo de fácil acesso e utilizado pela grande maioria das pessoasO rádio na escola leva o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica, principalmente sobre a linguagem utilizada no rádio, o processo de produção e organização. 
Neste vídeo produzido na Rádio Aparecida acompanhamos as crianças da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lorena interior de São Paulo onde as crianças participaram do programa Hora do Recreio que é uma produção da Rádio Aparecida com parceria das escolas da região. Essa é uma ótima forma de inclusão das crianças ao meio radiofônico e uma forma de aplicar a educomunicação , neste caso aliando o rádio com a escola e levando as crianças a desenvolverem uma relação mais estreita com o rádio.

(O link a seguir, é do projeto dessa escola)

Além disso, no colégio onde nós 3 estamos inseridas pelo PIBID, fazendo nossas pesquisas cotidianas também há uma rádio. Pensamos então nessa rádio existente no CEJK para a realização do nosso projeto final dessa disciplina, e estamos elaborando propostas para essa rádio. Como podemos contribuir com ela? O que podemos fazer para que ela seja mais divulgada e tenha outras funções sociais? Através desse projeto que encontramos e compartilhamos acima, estamos pensando em novas ideias para a radio do CEJK, e em breve compartilharemos com todos.





Criado por: Anna Paula Anselmo, Débora Gherman e  Deborah Luna.

3 comentários:

  1. Adorei o neologismo "educomunicação" e parabenizo o grupo pelo repensar de suas práticas a partir das experiências alheias. Aposto que as crianças do Julinha vão adorar!

    ResponderExcluir
  2. "Educomunicação" é um outro termo para o que chamamos até agora de Mídia-educação. A Educomunicação surgiu das discussões e estudos da área da Comunicação enquanto a Mídia-educação surgiu da área da Educação. Cada uma das áreas tem elementos de interseção com certeza mas o nome marca uma determinada linha de ação e de estudos.A educomunicação é muito discutida pelo prof Ismar Soares da USP que trabalha com um projeto de rádio na comunicação.

    ResponderExcluir
  3. O rádio teve papel importante no desenrolar de grandes momentos da história. Utilizar esse veículo de comunicação é uma maneira de despertar a curiosidade dos alunos e, através dessa curiosidade, pode-se trabalhar outros elementos interdisciplinares

    Ismênia

    ResponderExcluir