Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular

Conheça o Projeto:

O Centro Cultural da Criança, inaugurado em dezembro
de 2006, é um espaço alternativo para as crianças do Morro dos Macacos. Construído pelo CECIP em parceria com o Centro Comunitário Lídia dos Santos, o Centro possui uma biblioteca, uma brinquedoteca, uma videoteca, além de espaços de informática, artes, música, e expressão corporal.

O projeto tem o objetivo de assegurar às crianças de 2 a 10 anos o direito à proteção contra a violência urbana e de serem tratadas como cidadãs participantes e protagonistas de sua aprendizagem.
Concebido para responder a estes desafios e tornar-se um modelo a ser multiplicado em outras comunidades, o projeto viabiliza o acesso à educação, à cultura, ao lazer, ao brincar e à possibilidade de ser feliz, cumprindo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Centro Cultural da Criança é o resultado de uma parceria do CECIP, Centro de Criação de Imagem Popular, e a associação local Ceaca Vila – Centro Comunitário Lídia dos Santos. Esta parceria começou há dois anos, com o Projeto Investindo no Futuro , um trabalho de formação das profissionais em educação infantil nas cinco creches comunitárias. O projeto, apoiado pela Fundação Bernard van Leer, teve como resultado um significativo salto de qualidade nos serviços prestados pelas creches à comunidade.
Durante o processo, D. Ana, Diretora do CEACA Vila, expressou sua preocupação com a fase de transição entre o fim do período em que a criança freqüenta a creche e o início da escola: as crianças não têm onde ficar no período em que estão fora da sala de aula; problema agravado pela ausência de mães e pais, que trabalham fora, além de toda sorte de riscos a que estão submetidas. Assim surgiu a idéia de criar um local em que tenham acesso a bens culturais e a experiências que normalmente estão fora de seu alcance.


O Centro Cultural da Criança foi concebido para responder a essa demanda, podendo tornar-se referência e modelo para iniciativas semelhantes em outras comunidades. Para tanto, uma equipe de oito animadores culturais, foi especialmente capacitada para o trabalho. Estes profissionais são pessoas da comunidade e do bairro, envolvidas no processo de planejamento e implementação do Centro, garantindo a qualidade no atendimento e continuidade das atividades.

O Projeto conta, ainda, com importantes parcerias. A Futurekids e a Planeta Educação equiparam o espaço de informática do Centro, chamado de Pequeno Cidadão Digital, e farão a capacitação dos monitores responsáveis pelas atividades com as crianças. Além disso, a Brinquedoteca HAPI doou seu o acervo ao Centro e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ofereceu à biblioteca uma extraordinária coleção de títulos premiados.

O funcionamento do Centro acontece de segunda a sexta nos turnos da manhã e tarde, de 8h às 17hs, com estimativa de atendimento a 150 crianças por dia, na faixa etária de 02 a 10 anos.

fonte:
http://www.cecip.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=159&Itemid=249



Postado por Débora Costa

6 comentários:

  1. ameii o projeto e gostaria de ir conhecer

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto é muito bom! Foi ótimo tê-lo apresentado aqui. Em relação a fonte tente colocar o link de onde retirou as informações em forma de link mesmo para que as pessoas possam entrar no site. Outra coisa, o texto que colocou aqui não é igual ao do site que apresenta o projeto, não? Se fôr mude-o porque a idéia é apresentar um projeto pelo que leu dele,ok?
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Passo por lá todos os dias e nunca soube que esse projeto acontece desde 2006! Muito bom, Débora!

    ResponderExcluir
  4. Anna Paula, Debora e Deborah10 de junho de 2011 às 17:13

    Gostamos da ideia de dar voz às crianças, através dos espaços de criação, assegurando-lhes sauúde e proteção. Ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Essa ideia de assegurar o acesso a um espaço que proporciona novas experiências que normalmente a cirnça não teria em "núcleo" deveria se multiplicar por todos os bairros.

    Ismênia

    ResponderExcluir