Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A participação das mídias audiovisuais no processo de alfabetização de crianças ouvintes e não-ouvintes.

O projeto a seguir tem a finalidade de entender as dificuldades enfrentadas pelos alunos não ouvintes ao se comunicarem com professores, colegas e familiares, assim como destes em conhecerem e compreenderem a linguagem brasileira dos sinais utilizados, surge à necessidade de criar estratégias para divulgar e socializar o ensino de LIBRAS na escola durante a alfabetização. Assim, mídias audiovisuais, vídeos didáticos ou não, tornam-se um importante instrumento para focar a atenção dos alunos e proporcionar diversas sensações, podendo proporcionar de forma lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa. Deverão ser trabalhadas informações sobre a linguagem brasileira dos sinais junto aos exercícios gestuais para que os alunos sensibilizem-se a interpretar com o rosto, gesto, mãos etc. Uma das atividades do projeto de alfabetização na turma inclusiva é a exibição do vídeo clipe Abecedário da Xuxa, dividido em duas partes, com a primeira parte somente cantada, e a segunda com a interpretação do alfabeto em libras. Os ensaios devem ser em uma sala que possua espelho para que o grupo veja os gestos e as expressões faciais. Assim, o vídeo será o topo do processo de aprendizagem da atividade, trabalhando a linguagem verbal, a linguagem sonora e a linguagem visual.

http://www.youtube.com/watch?v=Vnv3eBdwO40&feature=related

Postado por Adriana Cristina Pires Ribeiro, Aline Alves da Silva, Luana Ferreira Araújo e Samyra Mello de Barros Pedro.

Um comentário:

  1. Meninas,
    Boa postagem! Tentem postar o vídeo diretamente do youtube. Isso é possível.
    Beijos,
    Adriana

    ResponderExcluir