Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

domingo, 13 de novembro de 2011

Analisando: 15 minutos no Dia das Crianças!



“15 Minutos” e um programa do gênero comédia, exibido na parte da noite, veiculado pela MTV canal de acesso ao grande público. Com o foco principal na reinterpretação de questões do cotidiano, direcionado ao público jovem, com o objetivo de entreter a partir da sátira a situações e questões do dia a dia. É possível perceber uma introdução, quando ele inicia o programa falando que o tema do dia será uma homenagem ao dia das crianças. Também percebemos o desenvolvimento do programa, pois eles começam falando sobre o dia das crianças, depois iniciam brincadeiras imitando as vozes de crianças, depois simulam uma briga entre crianças e o programa vai se desenvolvendo através do tema principal que são as crianças. Porém, não é possível perceber uma conclusão, pois o programa se encerra após o apresentador cantar uma música sobre brinquedos vagabundos, atendendo a solicitação por e-mail de um telespectador.
Os pontos altos são as sugestões recebidas pelo público. E as adaptações rápidas, que criativamente o apresentador faz sobre o tema proposto. O programa trata de assuntos sugeridos pelo público, geralmente sobre aspectos do cotidiano. Tanto o apresentador quanto o publico falam sobre o tema do programa, visto que parte dele é sugerida dentro do “texto” do dia e a outra feita por sugestoes dos espectadores. E transmite descontração sobre temas corriqueiros, que algumas vezes passam despercebidos no cotidiano. O programa veicula informações sobre questões do dia -a - dia e permite que o leitor associe o tema com aspectos da vida diária. O apresentador faz sátiras sobre os tipos de comportamento característicos das crianças, onde os espectadores podem relacionar as sátiras com suas vivências ou perceber novas visões que não costumamos imaginar, que não são comuns.O texto aparece nas mensagens recebidas pelos espectadores, como também nas falas e músicas desenvolvidas pelos apresentadores. Já as imagens, compreendemos serem mentais, pois são produzidas a partir de referências culturais, como no caso as histórias infantis. A partir desse elo de referencia com a nossa vivência no que se refere a esse tema, são propostos ressignificações e outras problematizações.
Todos os programas se passam em um estúdio que simula o quarto do apresentador do programa. O cenário tenta promover a proximidade do apresentador com o público. As falas dos textos são informais e simulam conversas entre os dois personagens principais, os apresentadores do programa, com maior foco no apresentador que é quem faz as adaptações e sugestões do público. As sequências de ação não se repetem e os personagens dão sequência ao programa interagindo entre si e atendendo aos pedidos dos telespectadores por e-mail. As tomadas são rápidas, para dar mais movimento ao programa, já que se trata de um pequeno cenário e apenas dois personagens. Em um só plano são dados diferentes closes aos personagens a fim de dar ênfase as suas falas. No entanto a filmagem não segue um padrão fechado, dando closes em imagens, objetos do cenário de forma dexcontextualizada, utilizando essa estratégia, geralmente quando muda-se o assunto.

Grupo: Diana, Juliana e Lays

3 comentários:

  1. Mesmo tendo postado bem depois do prazo combinado apresentaram, uma boa análise e isso será considerado... Bom ver que procuraram seguir os eixos combinados. Talvez ainda dê para considerar algo.

    ResponderExcluir
  2. Adriana, O problema foi com a postagem mesmo! E tentar decifrar como colocar o vídeo direto no blog, o que só conseguimos depois de baixar o vídeo para o computador, salvá-lo em arquivo e depois postar! Por isso a demora!

    ResponderExcluir
  3. meninas!gostei muito do post sobre o programa "15 minutos" e a forma como o descrever mt bom! parabens

    yasmin pillar - turma de imagem e educação

    ResponderExcluir