Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Analisando: CQC



O vídeo que selecionamos mostra o início da abertura do CQC, da TV Bandeirantes, que é um programa que apresenta as notícias da semana (de todo tipo: cultura, política, mundo dos artistas...) de forma irreverente e humorada, algumas vezes até apelativa e sarcástica. Esse é o objetivo e sua marca, pois expõe aquilo que não foi dito ou o que ninguém teve coragem de perguntar.
Dentre seu público, estão pessoas jovens e adultas embora como o programa seja exibido pela Tv aberta, qualquer um pode assisti-lo. Contudo, é preciso se identificar e ter percepção para entender as mensagens que o programa passa. Que mensagens são essas? A partir das notícias da semana como fatos polêmicos e falas de pessoas públicas ou comuns, o programa vai se desenrolando. Para exemplificar, o vídeo escolhido foi do programa seguinte ao afastamento de um dos apresentadores, Rafinha Bastos, que fez uma piada com a Cantora Wanessa, quando o apresentador principal Marcelo Tas comentou que ela estava “muito bonitinha grávida” e ele logo fez um comentário que gerou grande polêmica na sociedade ao longo da semana. Neste programa, nota-se que o referido foi censurado por sua emissora, ficando afastado da bancada e sem previsão de retorno.
Sobre a forma e o tratamento da mensagem pelo programa, entendemos que é estilo do mesmo fazer comentários e opinar de forma a falar aquilo que muitas vezes o cidadão comum pensa a respeito de um fato, mas que omite por questões de bom-senso, gentileza e educação. Em relação à liberdade de expressão, notamos que atualmente há uma tentativa de silenciamento e boicote às opiniões contrárias das pessoas sobre os fatos do cotidiano, principalmente quando explicitada pelos meios de comunicação que atingem às massas. O programa surge e ganha adeptos cativos devido a liberdade e coragem com que as mensagens são transmitidas, quando não boicotadas.
A atração utiliza a imagem através da propaganda de grandes marcas, que são os patrocinadores. Na introdução, que seria a abertura e o foco que se dá aos apresentadores na bancada, vemos claramente como os câmeras buscam ressaltar tanto a marca de cerveja divulgada como o rosto dos apresentadores, destacando assim o que eles falam. Apesar de a atração ser ao vivo, acreditamos que há um texto e uma pauta previamente ensaiada, que vai determinar a sequência em que esta será apresentada, como as reportagens fora e dentro do estúdio, as propagandas internas dos patrocinadores, os comerciais da emissora, dentre outras.
Por Letícia Paola e Cláudia

Um comentário:

  1. Boa análise de vocês que seguiu os eixos orientados em aula. Parabéns!

    ResponderExcluir