Seja bem vinda(o)!
Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Analisando: Pânico na TV!
Escolhi um trecho do programa da Rede TV! Panico na TV. Embora seja muito popular, carrega um enorme desprezo por um grande público no qual incluo de diferentes classes.
Trata-se de um programa televisivo de humor exibido nas noites de domingo, concorrendo com o Fantástico na Rede Globo. Ele ese propoe a entreter toda a familia mas alguns elementos nos apontam para o foco que querem atingir, ou que atingem nao despretenciosamente. Primeiramente, como no trecho acima, TODOS os humoristas do programa são homens e a única mulher da turma é Sabrina Sato que parecer representar uma personagem da mulher gostosa/burra, o que já evidencia uma marca machista e esteriotipada da cultura ocidental. Há outras mulheres que trabalham no programa que são as panicats, em referencia às chacretes, que somente aparecem de biquini e dançando no palco. Recentemente, elas começaram a aparecer em algumas matérias do programa, no entanto, prevalece o papel da mulher sem conteúdo, mas bonita.
Outra ponto a ser levantado quanto ao Panico diz respeito a sua popularidade entre o publico infantil e adolescente. O programa tem uma enorme variedade de quadros por dia em que se exibem matérias como a do trecho acima como festas, eventos de celebridades entre outros. Na sua maioria, há veiculação excessiva de mulheres semi-nuas e ridicularizadas.
A proposta do programa é ser comico e desmitificar o universo das celebridades e até certo ponto tem um bom time de humoristas. Contudo, o caráter apelativo e machista acaba prevalendo em muitos momentos.
Por, Thamyres Dalethese
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Thamyres,
ResponderExcluirA sua escolha do programa foi boa mas sua análise precisa ser aprimorada.Não dá para analisar o programa apenas por esse vertente que escolheu.Veja os itens da análise com que trabalhamos na aula passada e que Maysa enviou a todos por e-mail e procure aprimorar a sua análise,ok?
Beijos,