Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Analisando: Balanço Geral



O programa escolhido é um jornal local chamado ‘’Balanço Geral’’, que trata de problemas comunitários, segurança pública, lazer, comportamento e cultura popular.

O programa tem a apresentação de Wagner Montes que além de apresentador é deputado estadual do Rio de Janeiro, e é transmitido pela emissora de televisão Rede Record, que é ligada ao grupo IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), o programa tem como objetivo mostrar uma série de acontecimentos que vêm na cidade do Rio de Janeiro.

O seu público é formado principalmente pelas classes populares, porém atinge telespectadores variados por passar na TV aberta. Podemos notar que a mensagem do programa é a luta contra a violência, por isso grande parte das matérias exibidas no programa, é vinculada a delitos cometidos. No programa se utiliza uma série de bordões via apresentador, que são para evidenciar as diversas matérias e tratar com descontração, gerando um apelo popular, e referenciando o apresentador Wagner Montes como um grande formador de opinião no nosso Estado.

A opinião do apresentador é transmitida em diversos momentos, com alterações nos padrões de discursos, que exaltam a PMERJ (Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro), ressaltando suas ações e comemorando quando pessoas oriundas dos territórios de exceção são assassinadas, essas pessoas são pré-julgadas como bandidos em todos os casos, mesmo a pouco tempo ter sido descoberto mais de 30 assassinatos feitos pela PMERJ na cidade de São Gonçalo (7 BPM), que anteriormente eram considerados atos de resistência, ou cobrança de propina pela polícia a presos,
gerando uma modificação no comandante geral da PMERJ e a modificação de 42 nomes do cargo de comandantes de batalhões.

Nesse caso ocorre uma modificação no padrão das opiniões do apresentador Wagner Montes, que sempre pede cautela nas investigações, ou não faz uma cobertura ampliada como faz das demais matérias.

O programa a todo o momento exibe reportagens, tornando o programa bastante dinâmico, com o cenário do Rio de Janeiro ao fundo e tomadas, com closes no apresentador no momento de suas opiniões, que em minha opinião me parece se posicionar como o detentor da verdade.



FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/10/pm-confirma-sete-novos-nomes-de-comandantes-de-batalhoes-do-rj.html

http://www.recordrio.com.br/programas_bg.php

3 comentários:

  1. Depois de 4 horas tentando upar um vídeo, joguei o link ai, minha internet 3 g não permitiu ele estar do jeito que queria.

    ResponderExcluir
  2. Raphael,
    Complemente o que faltou na sua análise.Como o programa estrutura-se em sua introdução, desenvolvimento e conclusão? Que cenários fazem parte dos diferentes momentos do programa? O apresentador está sempre sozinho conduzindo o programa ou em alguns momentos dialoga com outros? Quem são as pessoas que participam do programa?
    Melhore sua análise de acordo com os itens que não abordou,ok?

    ResponderExcluir