Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Analisando: Domingão do Faustão




ANÁLISE DO PROGRAMA DE TV: DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Alunas: Sara Cavalini de Souza e Leticia Noleto Rique Reis

Escolhemos apenas um dos quadros do programa para postar, por ser um dos mais famosos e, devido ao fato de o programa ser muito longo, este não é encontrado completo na internet. Porém, em nossa análise falamos do programa como um todo.
O programa analisado é um “programa de auditório” ou de entretenimento. O objetivo principal do programa é entreter e distrair o telespectador. Seu público-alvo consiste na camada popular ou baixa. Utiliza a própria emissora para divulgar o conteúdo de sua próxima exibição em comerciais ao longo da programação semanal. Nestes comerciais são exibidos flashs do programa seguinte e suas principais atrações que são quadros como “A Dança dos Famosos” ou o “Arquivo Confidencial”. O programa divulga diversos artistas da emissora que estão fazendo sucesso na atualidade ou até mesmo artistas que encontram-se sumidos da mídia e buscam voltar a foco. O programa parece ter o objetivo de entreter e divulgar a carreira destes artistas. O público-alvo do programa (classe menos favorecida) é citado ao longo deste pelo apresentador que fala em “donas de casa” e “maridão cansado, sentado no sofá”. Este programa é exibido em canal aberto e passa aos domingos durante a tarde. Trata-se de um programa longo com aproximadamente 4 horas de duração. Visto que estas acontecem antes e depois de jogos de futebol, os telespectadores o assistem também enquanto aguardam para ver os jogos.
É possível perceber uma introdução, desenvolvimento e conclusão visto que o programa é dividido em vários quadros envolvendo artistas dançando, cantando, contando suas histórias pessoais e dialoga também com os telespectadores, ao fazer enquetes que permitem à plateia fazer perguntas e responder também. Dentre os convidados também são vistos celebridades internacionais que visitam o programa divulgando seus novos CDs. O apresentador, que tem seu nome no título do programa, se utiliza deste para transimitir também suas ideias e pontos de vista. Os artistas ali são vistos como exemplos para os telespectadores. Os cenários mudam de acordo com o quadro, mas existe um cenário “base” que se repete entre os quadros.

2 comentários:

  1. Letícia e Sara,
    Aprimorem a análise explicitando o que são a introdução, desenvolvimento e conclusão do programa. Como elas exprimem-se nos quadros em que o programa é dividido? Quais são os cenários base e os cenários que mudam? Por mais que muitos conheçam numa análise é preciso explicitar tudo esmiuçando o que está no programa...
    Aguardo melhorias na análise das duas,

    ResponderExcluir