Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Analisando: Turma da Mônica Contra o Capitão Feio

l


Turma da Mônica é tambem um desenho animado que é trnsmitido em canal aberto pela rede globo aos sabados de manhã, como uma das partes do programa TV Globinho. Trata-se de uma proposta educativa lúdica para crianças de diferentes classes sociais. É dividido geralmente em dois blocos de dez minutos, e em alguns espisodios faz propaganda indireta do Gibi Turma da Mônica. Os episódios geralmente começam na casa da Mônica ou na pracinha,quando derrepente se dparam com alguma situação problema, que neste episódio e a sujeira no bairro, dai o programa se desenvolve no desenrolar desta situação problema e termina com a solução. O que chama mais atenção durante a exibição do programa são as musicas voltadas para o que esta acontecendo. Os personagens principais são crianças, a Mônica, o Cascão, o Cebolinha e a Magali e a historia parece ser baseada no cenário de umj bairro de classe média pela estrutura e conteudos das casa dos personagens e a estruturação urbana apresentadas que lembram muito esses bairros. Os episódios em sua grande maioria tem um enfoque educativo, mas descontextualizado, como neste episódio a poluição esta caracterizada no Capitão Feio que não é um elemento real, as crianças precisam ver que a poluição é causada pelos atos de cada um de nós. Texto é praticamente inexistente a não ser pelas placas e sinalizações. Os cenãrios não mudam com frequencia, são geralmente casas de personagens, a pracinha do bairro, algumas ruas do bairro, e o que mais me chama atenção é que essas crianças nunca estã na escola. O personagem central é a Mônica e um deles, o Cebolinha tem um problema de dicção e troca os fonemas das letras r e l. As falas são infantis e atuais, não são esteriotipadas nem infanilizadas.

Por Mariana, Mônica e Roselaine

5 comentários:

  1. VANESSA ALVES DA SILVA BANDEIRA6 de novembro de 2011 às 10:38

    Adorei a postagem deste grupo! Considerei de extrema relevância a escolha, tendo em vista que é um incentivo para nós, enquanto educadores trabalharmos a questão da poluição do ambiente com nossos alunos, de forma lúdica e criativa.
    É induscutível que "nossas" crianças adoram a "Turma da Mônica" e, conseguir unir o aprendizado para a conscientização de um ambiente LIMPO E SAUDÁVEL, com o prazer que as crianças têm com os quadrinhosd e/ou desenhos da "Turma da Mônica", torna tudo mais fácil é divertido!
    Parabéns ao grupo pela escolha!

    Um abraço, Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Olá grupo! Também achei o vídeo muito bem colocado, pois a partir dele o professor poderia trabalhar com vários temas como poluição, influência do homem no meio ambiente, sustentabilidade e ainda a importância das pequenas atitudes do ser humano no mundo e a força que temos ao nos unirmos com o outro na busca por um planeta melhor para o futuro.
    O que também achei interessante é como a essência da história em quadrinhos foi mantida ao virar vídeo, possibilitando o uso de mais um tipo de mídia na escola.

    Parabéns!
    leticia Paola

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o grupo não fez análise do programa... A proposta era postar o programa ou trecho dele fazendo uma análise. Cadê a análise?? Nesse vídeo há muito a analisar e nem sempre ele é tão "positivo" quanto os comentários das colegas demonstraram... Sem a análise a escolha do programa perde o sentido.
    Aguardo a análise de vocês,

    ResponderExcluir
  4. Mariana, Monica e Roselaine,
    O que postaram não foi uma análise como combinado em sala de aula.Não vai dar para considerar esse material como análise de um programa de TV. Onde ele é exibido? É um desenho apenas ou é uma série de desenhos? O texto de vocês não dá conta de apresentar o programa seriamente. Aprimorem-no ou retiraremos a postagem do ar...

    ResponderExcluir
  5. A análise melhorou! Mariana, Monica e Roselaine deram conta de aprimorá-la para ser realmente uma análise básica do programa.

    ResponderExcluir