Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sábado, 27 de outubro de 2012

Conhecendo Rio de Janeiro através dos estudos de campo.





Elizabeth Abreu
Juliana Teixeira Araujo
Maryane da Costa Paiva


           Clientela ou Público
Este projeto se destina ao 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular. Pensando que é possível ser desenvolvido em escolas públicas desde eu seja subsidiado todos os recursos necessários

 
Justificativa
O grupo optou por este tema ao observar o pouco uso dos registros fotográficos que se tem dos alunos nos momentos de aprendizagem.

    Objetivos
Trabalha a história do município do Rio de Janeiro não só através de livros, aulas expositivas, pesquisas ou trabalhos de grupo. Mas partindo da metodologia defendida por Freinet, aula-passeio ou estudo de campo e utilizar os registros fotográficos destes momentos. Além do registro fotográfico como visto acima, podemos também...
O     Criar vídeos produzido e editado pelos próprios alunos.
O     Divulgar as imagens e registros da visita em um Blog.
O     Criar uma página da turma no     facebook            e divulgar imagens, vídeos, criar fóruns sobre a visita.
O     Criar a partir da sequência dos registros fotográficos, uma animação.
 

Etapas previstas
Trabalhar em sala de aula o conteúdo previsto para o 4 º ano e então partir para os estudos de campo que vão ocorrendo durante o ano em consonância com que esta sendo estudado. Sugestão de estudos de campo:
a) observar o local da fundação da cidade e seu entorno

b) observar os 4 morros que constituíram o quadrilátero estrutural da cidade (morro do castelo, da conceição, santo antôio e saõ bento)

c) conhecer as características de diversos logradouros e espaços da cidade (Zonas do Rio de Janeiro)

d) estudo de campo conhecer a Praça XV e a histórica e emblemática Confeitaria Colombo

Todos esses estudos sendo embasados teoricamente com as aulas expositivas que acontecem na escola, contemplando a interdisciplinaridade com a Língua Portuguesa onde a turma lê o livro “Ludi na Revolta da vacina”; Artes Visuais onde os alunos podem fazer registros em forma de ilustração; Música onde os alunos trabalham com música da época estuda.

  Recursos materiais necessários
 Livros
Fotos e Vídeos realizados durante os estudos de campo
Computadores

Duração / Tempo previsto de realização
Um ano.



 Imagens que exemplificam estudos de campo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário