Com base nos eixos de planejamento para projeto, criamos o Projeto FOTOS DE FAMíLIA, voltado para a Educação Infantil. O Trabalho com fotografia é ótimo para representação da contação de história, com vista nessa produção das crianças, pois o que elas produziram foi transformado em vídeo.
Criado por: Elayne Machado, Lidiane Peixoto e Luana Sant'Anna.
Recorte
Temático / Nome (a direção, o horizonte do trabalho).
Fotos
de Família
Clientela ou Público (delimitação
do grupo ao qual se dirige – idades, local de moradia, situação social e outras
informações que julgarem necessárias).
Turmas de Educação
Infantil, com a faixa etária entre 2 e 4 anos, sendo totalmente válido para ser
abordado em qualquer grupo de alunos dessa idade, independente de classe social
e moradia.
Justificamos
esse tema a partir da análise que Eric Hobsbawn (1995) em que traça da
“revolução cultural” que marcou a segunda metade do Século XX, as
transformações culturais que vêm operando sobre as formas como a criança e o
jovem se relacionam contemporaneamente com o conhecimento e com a cultura. O
autor aponta que a melhor maneira de se abordar a revolução cultural é através
da família e da casa, através da estrutura de relações entre os sexos e
gerações. Segundo ele, o que aconteceu foi que, durante muito tempo, a vasta
maioria da humanidade partilhava de um certo número de valores que com o tempo
foram se modificando. Valores que eram partilhados entre pais e filhos. Valores
como o casamento formal, a superioridade dos maridos em relação às esposas,
etc. A concepção de família era a da família nuclear – um casal com filhos - o
que se tornou modelo-padrão da sociedade ocidental dos séculos XIX e XX, quando
havia uma unidade entre família e casa.
Mas, segundo o
autor, na segunda metade do século XX, essa realidade começa a mudar com grande
rapidez nos países ocidentais desenvolvidos. Entre 1970 e 1985 triplicaram os
divórcios em países como França, Bélgica e houve mudanças no casamento
ocidental, tendo duplicado, entre 1960 e 1980, o número de pessoas que vivem
sozinhas. Em 1991, 58% de todas as famílias negras nos EUA eram chefiadas por
uma mulher sozinha e 70% de todas as crianças tinham nascido de mães solteiras.
O aumento no número de divórcios, o aumento de famílias com somente um dos
cônjuges nos indicavam uma crise da familia, um aumento da cultura juvenil que
provocava uma profunda mudança na relação entre as gerações e no conceito de
família. (HOFFMANN, Abr.2010, P. 56)
A experiência de fotografar as famílias de maneira
diversificada permitirá aos alunos interagirem com criatividade e
contribuir para a construção de uma autoimagem positiva.
o
Conversa em roda sobre a família de cada
aluno, com quem mora? Onde mora? Se gosta deste lugar?
o
Pedimos
para as crianças retratarem em figuras como é a sua família e quem puder tirar fotos e trazer
da sua família (exposição de imagens)
o
Entrega de circular na agenda das crianças
pedindo a foto e justificando seu uso em sala.
o
Justificamos
a importancia desse tema na reunião e na rodinha.
o
Apresentação
da coletânea desse trabalho em vídeo com as diferentes familias, juntamente com
a música de fundo dos “Titãs” – Família; no seminário expomos um trabalho em
vídeo do you tube em que seu link está anexado com esse arquivo.[1]
Recursos materiais
necessários (tudo o que você vai precisar para viabilizar a realização do
projeto – passeios, vídeos, livros, materiais como folhas, guache, e etc.).
Folhas de ofício, giz de cera, notebook, vídeo,
multimídia, fotos, agenda para a comunicação com os pais, etc.
Duração / Tempo
previsto de realização (o tempo que se calcula que o projeto terá de acordo com
tudo o que foi proposto. Sabemos que este tempo é flexível e muda de acordo com
o caminhar do projeto que pode durar mais ou menos do que o tempo previsto).
5 dias (uma semana)
Fontes de consulta (as
leituras, pesquisas que fez para organizar o projeto durante esse período).
JOBIM, Solange. Fotografar e Narrar: A Produção do
Conhecimento no Contexto da Escola. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho de
2002.
HOFFMANN, Adriana. Revoluções Culturais e as Mídias: Reflexões
sobre as Relações de Crianças e Jovens com o Conhecimento. Revista Ciências
e Cognição, vol 15, publicado on line
em 20/abr/2010.
[1]
Clipe Família. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ONp5Z2bkTfE&ytsession=sLqKQ0zJqbP5xjK21LRzpH0MrbKTEJJ4U9Clc6bi-S1lS9iBRTGA1qEeDmf_0z-qGWY2_X7GhWyBoE4E48gMKyBotRUJ6X-KAPofYjntbN8Vis5sWwyLpfTZ2TB0DiXXE1C89BYkMtOgaMvAONaoMhor8fILA68iEhsHO8YhO0xwbXyqRr5eT-eLrq6BBeeYDmNYA6hUMXhh45wlfbsX4uTKMd8LyYuOAYcUqTzhz6z2eWuX-Ggl3eU7oUnP984oEX-hrcAfqMm0HQl3HU_MODg7o13Z-mnNMjmFb7nTOVMHCapKVI36IaChT_APFfmMi7hFBOV6aLnKm5sQv3ty8JxP0LtZGNA7iM1Z3XtXcVOmoisFCjEbAmG2FDul2hSdr17vF2lWoeRSR7xpXQaLnBMJ6qe2vUro1D-jbnKGIjc8-4kktWiPfz7RgBP1zONHxb2Fxo9cmnevv75xLiD7XZkKySHF7kbxWt70-BtfMr_4xBJGTdH1fn-koJa2Z-tv4frKXA52lpp-0rm58MqPLiwhnj1iTh_LRJgn3OiUi5FIIlrHmtW0WAiMyvEYG3-snQ8Nj7FKegt19G_zsACR87eWdYcMFJ6zUaHQdyvT2--YghN5odGPQjy-MrvTQirqBzSCQQanOi8giCm1-_-4FZvPggkOnXG8MCFsUJgbSCbLIA74I6_SHv7m44Q2YluE
[Acessado em 13-10-2012].
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