Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nomeando e compartilhando o conhecido através do Facebook



Integrantes do Grupo: Andressa Cristina Pimentel; Cintia de Amorim Pimenta; Dândara Sily e Janaína Neves.
 

Objetivo
Escrever legendas para fotografias tiradas pelos alunos considerando as características textuais e discursivas do gênero, para, em seguida, fazer uso da ferramenta interativa Facebook a fim de dinamizá-las e socializá-las, ocasionando uma aprendizagem baseada na troca e na diversidade de interpretações que podemos ter em relação a uma mesma imagem.


Desenvolvimento
O público alvo seriam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e, inicialmente iríamos propor à turma uma roda de conversa para conhecermos um pouco mais da relação que possuem com as imagens, e, após isso, solicitaríamos que trouxessem fotografias de locais, paisagens ou qualquer lugar/tempo/espaço que tenha algum significado para eles. Posteriormente, com as fotografias em mãos, o objetivo seria expor a questão da problematização da necessidade dessas fotos serem acompanhadas de um registro, ou melhor, de legendas. Para a turma se familiarizar mais com o estilo das legendas, pensamos em propor a leitura de jornais e revistas que contemplassem temas do interesse das crianças, deixando-as explorar livremente estes recursos. Após isso, dividiríamos a turma em grupos de 4 alunos aproximadamente, onde cada grupo ficaria responsável, sob a nossa supervisão e intervenção, pela confecção do seu álbum de fotografias com legendas, socializando em seguida com os demais colegas, caminhando em direção ao protagonismo infantil.

A ideia de incluir o facebook dentro dessa iniciativa é que os alunos tenham autonomia para dar continuidade ao que foi mediado, tomando posse acerca de suas interpretações e exercitando seu potencial crítico.

Ressaltamos que não optamos pela escolha de um tema sobre as imagens, propositalmente, a fim de ampliar o horizonte dos alunos e deixar a criatividade e imaginação fluir, sobretudo, não os limitando em relação à seleção das fotografias concatenadas a um assunto específico.

Criaremos ainda, um grupo no Facebook com a finalidade de compartilhar as imagens selecionadas pelos alunos, bem como as diferentes percepções acerca de uma mesma imagem, proporcionando uma aprendizagem interativa e dialógica pautada na troca de ideias, saberes e visões, indo de encontro ao que Fantin salienta em seu texto “Alfabetização Midiática na Escola”

Pensar uma mediação significativa, crítica, sensível e informada em relação à cultura das mídias envolve pensar outras possibilidades para a prática pedagógica em relação aos usos da cultura em contextos formativos a partir de uma perspectiva crítica, instrumental e produtiva de mídia-educação. (p. 4)



Avaliação

Ademais, a avaliação será pautada em um registro feito por eles sobre as percepções que tiveram no decorrer do trabalho, bem como no seu produto final, além da participação e interesse de cada um durante as atividades propostas.


Referência

FANTIN, M. Alfabetização midiática na escola. In Anais do XVI Congresso de leitura do Brasil COLE, Campinas, 2007.

3 comentários:

  1. Isso é um absurdo! Permitir que crianças tenham acesso a FACEBOOK é atentar contra a inocência infantil. Para ter acesso ao Facebook é preciso ter, no mínimo, 18 anos de idade. Facebook é área de pedófilos. A pedagogia está acabada.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna de Pedagogia da UFRJ e também achei esse texto muito chulé. Engraçado que você não pode dar voto negativo, apenas "engraçado", "interessante" e "legal". Que pedagogia é essa?
    Essas meninas que escreveram isso deveriam vir aqui e se reportar. Ass: Amanda

    ResponderExcluir
  3. Conheço essa tal de Andressa Pimentel. Garota nojentinha e metida. Não suportava ela. Ainda bem que já sumiu da facul.

    ResponderExcluir