Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto de Cidadania SemeaR-Semeando Raízes. A Questão Racial em Foco.



 
Projeto de Cidadania SemeaR-Semeando Raízes. A Questão Racial em Foco.
Pré vestibular comunitário núcleo: São Mateus.
Rua Antônio Hermonte, nº107, são Mateus, São João de Meriti/RJ
 Discentes: Ana Carolina Santos, Daniele Fernandez, Michelly Alves 


  Objetivo Principal Consiste em:


  •  Apresentar atividades áudio visuais, como ferramenta de promoção do negros brasileiro, promovendo o reconhecimento dos negros como sujeitos de beleza, valores e acima de tudo de identidade.
  • Desenvolver uma discussão sobre a promoção da igualdade racial, de forma a reconhecer o racismo como um problema social a ser enfrentado no âmbito das relações cotidianas e por meio das políticas públicas.

 

Metodologia: Rodas de conversas.

  1. Que assunto é esse? 
  2. Dinâmica de apresentação de grupo e Introdução ao Tema.
  3. Explicações sobre as origens do projeto, bem como sua importância.
  4. Informações básicas, quanto a distribuição racial no país.
  5. Quem podemos considerar negro no Brasil.- Classificação Racial do IBGE.
  6. Conceito de Raça – Social/ Político  e Biológico.
  7. Desigualdade sócio educativas, entre negros e brancos. Tais como o acesso ao ensino superior 
  8. O problema dos negros no Brasil se resolve com as questões econômicas?- Afinal o Preconceito é econômico ou racial?

“Somos todos iguais braços dados ou não”. Onde você guarda o seu Racismo.

  •  De  que  igualdade estamos falando?      
  •  Igualdade possui diferentes interpretações ideológicas. Busca-se então delimitar o tipo de igualdade que há de se considerar
  •  Ações Afirmativas e Políticas de Cotas. O que são?Ações afirmativas não se resumem a políticas de cotas, São Políticas amplas que se inserem no campo da promoção de igualdade e oportunidades. As cotas é ima política de reparação embutida nas Políticas Públicas
  • A rebote das Cotas outras discussões se fazem necessárias, tais como: Qualidade do ensino superior, necessidade das Cotas e méritos.

Tirando as Vendas: “ O racismo é um bicho grande grande que pega toda a gente”

Seqüência de Imagens Retiradas do Facebook: 






“Somos todos iguais braços dados ou não”. Onde você guarda o seu Racismo.

 

  • oPode-se dizer que no Brasil ocorre um preconceito de marca, ou seja, esta baseado naquilo que o sujeito carrega no corpo que se aproxima das raízes africanas.Porém esse não pode ser  considerado o único fator determinante, existe um fator cultural que impõe ao negros uma posição de subalternidade ( Munanga, 2004) 
  • O preconceito Racial no Brasil Existe, sendo fruto e uma construção histórica e social. Somos todos pertencentes a sociedade, então, qual o nosso papel nessa construção?!
Ao iniciar a seqüência de fotos, o que se ouvia na sala eram risos, porém com o decorrer das imagens, o silêncio tomou conta da turma, e agora o cômico dava lugar a indignação. 

  • A construção social da inferioridade dos negros é tão fortemente enraizada no Brasil, que não se percebe um processo de naturalização da subalternidade, ou até mesmo, ridicularização do outro.

Negros nas Mídias:

  • Comunicação é “carro forte” do século XXI, e influencia em vários aspectos das nossas vidas.Onde estão os negros nas mídias, ou melhor, como estão representados. Qual a imagem que é transmitida? Não basta apenas estar lá, é preciso uma representação. É necessário superar ausências e estereótipos que estão submetidas á história e cultura afro brasileira e africana. ( ROSEMBERG E SILVA, 2008,P0.82
  • O quanto essas representações colaboram para o nosso imaginário sobre a cultura africana e sobre os negros?

 “Onde você guarda o seu racismo? Não guarde Jogue fora.” Diálogos sobre o racismo

  •  Dinâmica de representatividade: A tarefa é imaginar uma pessoa, linda,inteligente, bem sucedida, e representá-la. A descrevendo verbalmente ou desenhando. 
  • Resultado: Nenhuma pessoa representou um negro. Quais foram os possíveis fatores que influenciaram nessa representatividade.


 Recursos utilizados:  

Áudio visuais, televisão, fotografias, quadro negro, Canetas e Papel.



Nossos registros...

 




 





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