Este
projeto visa apresentar aos alunos a técnica da fotografia pinhole, através de
aulas e exercícios que permitirão que eles
vivenciem a experiência de construir uma câmera e, por meio desta vivência,
reflitam sobre os conceitos ópticos e estéticos envolvidos no ato de
fotografar.
Desde
as épocas mais remotas o homem busca imortalizar momentos e ideias, seja em
pinturas rupestres ou em pinceladas sobre uma tela. A partir da invenção
fotografia, em 1826, registrar um momento ganhou novos significados
que vêm sendo remodelados com o tempo.
O
surgimento da tecnologia da fotografia digital, por exemplo, é um marco nessa
temática, pois, entre outras questões, proporcionou um aumento significativo na
quantidade de fotografias produzidas. Em meio a tanta liberdade e capacidade de
produção, cabe pensar esse novo caráter que a fotografia vem assumindo.
Diante
desse cenário, levantaremos questões com os alunos, a partir do uso e consumo de
fotografias (Vocês tiram fotos? Como surgiu a fotografia? Que técnicas
conhecem? Como se utilizam desse recurso?)
·Público
É direcionado a uma
turma de 5º ano de uma escola municipal, com crianças entre 10 e 11 anos.
· Objetivos
- Apresentar a história da fotografia;
- Apresentar a história da fotografia;
-
Elucidar alguns conceitos básicos, como o da câmara escura que foi também
utilizado no cinema;
-
Discutir as qualidades estéticas dessa linguagem;
-
Promover uma ampliação de repertório através da apresentação dessa técnica
pouco difundida na contemporaneidade;
-
Incentivar a reflexão sobre essa linguagem, a leitura de imagens.
·Etapas previstas
-
Aula 1 – Introdução ao Projeto (levantamento de questões)
Aula com introdução de conceitos teóricos a partir das questões levantadas.
Aula com introdução de conceitos teóricos a partir das questões levantadas.
O
que é pinhole? Como surgiu? Pra que serve? Com que mídias se relaciona?
-
Aula 2 – Aula prática
Aula dedicada a proposta de
exercício de construção de câmeras pinhole em pequenos grupos.
-
Aula 3 - Aula externa
Visita da turma a algum espaço
cultural ou natural para que se produzam fotografias com as câmeras criadas
pelos alunos.
-
Aula 4 - Aula externa em Instituição parceira
Busca de convênio com alguma
instituição, como Atelier da Imagem ou EAV Parque Lage, para uma visita a um
laboratório de revelação, onde outras questões inerentes a esse processo seriam
discutidas e, também, os trabalhos dos alunos seriam finalizados, revelados.
-
Aula 5 – Análise e Avaliação do trabalho
Aula dedicada a apreciação e
reflexão sobre as fotos produzidas.
· Referências
BIAZUS,
Paula de Oliveira. "A lata faz foto? Ah, então a lata é mágica!":
estudo etnográfico sobre itinerários urbanos e a circulação de imagens e
olhares em oficinas de fotografia pinhole. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
Dissertação – Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.
FALIERI, Cleber. Manual prático de
Fotografia Pinhole. Disponível em http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/.
Acesso em 10 out de 2012.
OLIVEIRA,
Iane F. Método de ensino de fotografia pinhole: cultura e cidadania nas
transformações sociais. Rio de janeiro: UCAM, 2004. 40p. Monografia – Pós-
graduação “Lato sensu” - projeto a vez do mestre, Universidade Cândido Mendes,
Rio de Janeiro, 2004.
Grupo: Vanessa Rocha, Isis Lucena e Thiago Colmenero.
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