Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sábado, 27 de outubro de 2012

Projeto: Descobrindo a Fotografia Pinhole


Este projeto visa apresentar aos alunos a técnica da fotografia pinhole, através de aulas e exercícios que permitirão que eles vivenciem a experiência de construir uma câmera e, por meio desta vivência, reflitam sobre os conceitos ópticos  e estéticos envolvidos no ato de fotografar. 

Desde as épocas mais remotas o homem busca imortalizar momentos e ideias, seja em pinturas rupestres ou em pinceladas sobre uma tela. A partir da invenção fotografia, em 1826, registrar um momento ganhou novos significados que vêm sendo remodelados com o tempo.
O surgimento da tecnologia da fotografia digital, por exemplo, é um marco nessa temática, pois, entre outras questões, proporcionou um aumento significativo na quantidade de fotografias produzidas. Em meio a tanta liberdade e capacidade de produção, cabe pensar esse novo caráter que a fotografia vem assumindo.
Diante desse cenário, levantaremos questões com os alunos, a partir do uso e consumo de fotografias (Vocês tiram fotos? Como surgiu a fotografia? Que técnicas conhecem? Como se utilizam desse recurso?)

·Público 
É direcionado a uma turma de 5º ano de uma escola municipal, com crianças entre 10 e 11 anos.

· Objetivos 
- Apresentar a história da fotografia;
- Elucidar alguns conceitos básicos, como o da câmara escura que foi também utilizado no cinema;
- Discutir as qualidades estéticas dessa linguagem;
- Promover uma ampliação de repertório através da apresentação dessa técnica pouco difundida na contemporaneidade;
- Incentivar a reflexão sobre essa linguagem, a leitura de imagens.

·Etapas previstas 
- Aula 1 – Introdução ao Projeto (levantamento de questões)
Aula com introdução de conceitos teóricos a partir das questões levantadas.
O que é pinhole? Como surgiu? Pra que serve? Com que mídias se relaciona?

- Aula 2 – Aula prática
Aula dedicada a proposta de exercício de construção de câmeras pinhole em pequenos grupos.

- Aula 3 - Aula externa
Visita da turma a algum espaço cultural ou natural para que se produzam fotografias com as câmeras criadas pelos alunos.

- Aula 4 - Aula externa em Instituição parceira
Busca de convênio com alguma instituição, como Atelier da Imagem ou EAV Parque Lage, para uma visita a um laboratório de revelação, onde outras questões inerentes a esse processo seriam discutidas e, também, os trabalhos dos alunos seriam finalizados, revelados.

- Aula 5 – Análise e Avaliação do trabalho
Aula dedicada a apreciação e reflexão sobre as fotos produzidas.

·  Referências
BIAZUS, Paula de Oliveira. "A lata faz foto? Ah, então a lata é mágica!": estudo etnográfico sobre itinerários urbanos e a circulação de imagens e olhares em oficinas de fotografia pinhole. Porto Alegre: UFRGS, 2006. Dissertação – Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

FALIERI, Cleber. Manual prático de Fotografia Pinhole. Disponível em http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/. Acesso em 10 out de 2012.

OLIVEIRA, Iane F. Método de ensino de fotografia pinhole: cultura e cidadania nas transformações sociais. Rio de janeiro: UCAM, 2004. 40p. Monografia – Pós- graduação “Lato sensu” - projeto a vez do mestre, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.


Grupo: Vanessa Rocha, Isis Lucena e Thiago Colmenero.






Nenhum comentário:

Postar um comentário