Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto Cine Vida

Idealizadores do projeto: Douglas Couto; Fernanda Bessa e Melânie Macedo.

O Cine Vida propõe o estudo da natureza com provocações cinematográficas. A idéia é mostrar na telinha vídeos que se relacionem com os outros recursos tradicionais e permitam uma intertextualidade midiática. O tema: “corpo humano”, será trabalhado interdisciplinarmente através de aulas expositivas, experiências, leitura, apresentação de vídeo e discussão de conteúdo. Dessa forma, trabalharíamos em diversos campos abrangendo, não só a área científica, mas também: as artes e a literatura. Culminando, com a produção de uma animação cientifica pelos alunos da turma e sua exposição na posterior feira de ciências da escola.
O projeto seria aplicado em uma turma de 3º ano, de uma escola particular, classe média alta. Crianças de, aproximadamente, oito, nove anos, com amplo acesso a todos os tipos de tecnologia e que utilizam constantemente ferramentas informacionais.
Dialogar com os diferentes veículos de informação, afim de, suscitar a utilização dos mesmos atualizando a dinâmica da sala de aula, adequando os alunos ao universo tecnoinformacional, proporcionando um maior dinamismo entre eles, pois já nasceram imersos neste mundo
digital. “Estamos sendo educados por imagens e sons, e muitos outros meios provindos da cultura de mídias e da comunicação, o que torna os audiovisuais um dos protagonistas dos processos culturais e educativos” (FANTIN, 2007). Dessa forma, a proposta acaba por instrumentalizar o cidadão, formar “telespectadores críticos é exercitar atividades de compreensão e análise.” (CARNEIRO, 2002)

A proposta intenciona debater um dos tópicos do currículo de ciências do terceiro ano de uma forma muito mais lúdica e interessante que o tradicional, mostrando-os que assim todas as matérias se complementam e não existe um saber único e universal, porém cada saber segue uma direção e se conectam de alguma forma ou em algum momento.
A primeira etapa seria um debate em sala de aula para descobrir o que cada colega traz e/ou já absorveu sobre o tema corpo humano. Posteriormente, uma aula expositiva iniciaria uma conversa a respeito de alguns conceitos como o início do processo digestório, a respiração, etc. Para ilustrar e estimular a leitura, seria adotado o livro “O Ônibus Mágico – Corpo Humano”. Depois, de bem trabalhar o assunto, exibiríamos o capítulo do livro em vídeo/ animação. Concluindo o projeto, dividiríamos a turma em grupos e proporíamos que cada um representasse livremente em vídeo aquilo que lhe interessar no conteúdo “corpo humano”. A partir de desenhos, e recortes em papéis coloridos, os grupos vão fotografar quadro a quadro a animação desejada, concluindo a animação com a escolha de uma trilha sonora.
Utilizaremos, além da biografia citada acima e a curricular, aparelho de televisão; DVD; computadores com o “Windows Movie Maker” instalado e acesso a rede; papéis e cartolinas coloridas; tesouras, colas; webcam conectada ao computador; etc.
Projeto tomaria cerca de um mês no planejamento do professor, incluindo na confecção do trabalho os professores de ciências, português, artes e informática. Dessa forma, levaria aproximadamente uma semana para as provocações e leituras do livro, enquanto que, as 3 semanas restantes já introduziriam o trabalho com a mídia.

Fontes:

CARNEIRO, V. L. Q. Analisando e produzindo audiovisual: oficina de vídeo na escola. In: TV na Escola e os Desafios de Hoje. Brasília: UniRede e Seed/MEC - Editora Universidade de Brasília, 2002.
Cartilha Anima Escola" (Material produzido pela equipe do Animamundi) Animação na escola de Adriana Hoffmann.
FANTIN, M. Alfabetização midiática na escola. In Anais do XVI Congresso de Leitura do Brasil COLE, Campinas, 2007.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985
GIRÃO, L.C. Produzindo audiovisual na escola: processos de produção de vídeos educativos. EAD: UFSM Mídia na Educação, 2010. (Produzido no Programa Salto para o Futuro)
JOBIM, Solange. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p.61-80, julho/ 2002. (PUC-Rio)





Anexo:

Fonte do áudio:





Nenhum comentário:

Postar um comentário