Ananda Rezende,
Carolina Mendonça, Fernanda Ferreira e Juliana Nogueira.
Com base no que foi proposto pela Profª Adriana Hoffmann na disciplina:
Imagem e Educação, o tema escolhido para apresentação do trabalho com mídia é Histórias
em Quadrinhos.
O motivo da escolha do tema surgiu a partir de um auto questionamento de
nossas experiências escolares no Ensino Fundamental. E nos questionamos se as
Escolas trazem a leitura das histórias em quadrinhos em Sala de aula e dão a
importância a este tipo de leitura. Com base nessa hipótese, sugerimos a
elaboração deste pequeno projeto numa Escola Particular localizada Zona Norte
do Rio de Janeiro.
A elaboração do projeto foi realizada com alunos do 6º ano. A princípio
dialogamos com a Professora da turma e argumentamos que o nosso intuito era
enfatizar a importância de articular a criação de histórias em quadrinhos no
processo ensino-aprendizagem. Pretendíamos despertar a
curiosidade, a criatividade, o interesse e que tivessem acesso a outros tipos de leitura, tornando-a
mais agradável, atraente e
divertida. E enfatizamos, ainda, o quão valoroso seria se tivéssemos tido essa
oportunidade em nossa época de escola.
A Professora afirmou que as crianças desta
escola estão desmotivadas, não possuem interesse na leitura e apresentam erros
na escrita. E nos deu todo apoio para que pudéssemos realizar a prática do
projeto das histórias em quadrinhos com os alunos de sua turma.
Iniciamos abordando sobre a história em quadrinho (como funciona, origem
e os tipos de histórias em quadrinhos). E levantamos questões sobre o que eles
entendiam o que é histórias e quadrinhos. Logo em seguida, apresentamos o
vídeo: “O que são Quadrinhos?”.
Com auxílio da Professora, mostramos a criação de um blog
e alertamos que neste blog seriam postadas as histórias em quadrinhos
realizados por eles. Arrumamos o blog, criando abas, selecionando o que poderia entrar em
cada aba, postamos vídeos, textos, tornando o blog atraente e rico em cores
para chamar atenção.
Apresentamos aos alunos o site: “Máquinas
em Quadrinhos” de confecção de histórias em quadrinhos, para que eles
pudessem aprender e além de usarem na Escola, pudessem usar em casa com a
família. É um software gratuito que pode ser utilizado por todos.
Em seguida, em grupo, foi proposto aos alunos que elaborassem uma
história em quadrinho. Após a confecção das histórias, os alunos apresentaram
aos demais colegas de classe as suas historias e falaram o motivo da escolha.
Com as histórias em quadrinhos realizadas, confeccionamos um mural só
com as histórias em quadrinhos confeccionadas por eles e o endereço do blog
para que a comunidade escolar pudesse prestigiar também.
No laboratório de Informática, os alunos postaram suas histórias em
quadrinhos e puderam navegar no blog. Assistindo vídeos, comentando as
histórias dos demais colegas e outros. Este dia foi muito gratificante, pois
além de vermos o interesse dos alunos pela atividade realizada. Eles mostraram
vontade de querer aprender os recursos disponíveis e domínio próprio de criar
distintas histórias.
Os
recursos necessários para este projeto foram: vídeos,
folhas, lápis, lápis de cor, hidrocor, borracha, computador, blog, internet, software
e outros. Lembrando que utilizamos também o Laboratório de Informática da
Escola.
Em
síntese, a duração da proposta foi de uma semana. Sendo:
1º dia – abordagem do tema + criação
coletiva do blog;
2º dia – criação das histórias em quadrinhos + apresentação dos
alunos;
3º dia – Divulgação no mural da
Escola;
4º dia – Postagem das histórias em
quadrinhos pelos alunos no site;
5º dia – No laboratório de
Informática, os alunos viram e comentaram sobre as histórias em quadrinhos dos
demais colegas.
A experiência realizada nesta Escola nos mostrou como é possível articular outros meios de leitura no cotidiano escolar das crianças. Os alunos mostraram interesse, pois até então estava sendo tudo muito novo para eles. O apoio da Professora foi fundamental também, pois quando se trabalha em parceria buscando o mesmo resultado, as experiências são mais prazero.
Em suma, acreditamos que além de termos realizado este breve projeto na Escola, deixamos uma pequena “semente” para que a Escola possa proporcionar mais atividades envolvendo o prazer de ler. Formando alunos criativos, ativos e participantes na construção de troca de saberes.
A experiência realizada nesta Escola nos mostrou como é possível articular outros meios de leitura no cotidiano escolar das crianças. Os alunos mostraram interesse, pois até então estava sendo tudo muito novo para eles. O apoio da Professora foi fundamental também, pois quando se trabalha em parceria buscando o mesmo resultado, as experiências são mais prazero.
Em suma, acreditamos que além de termos realizado este breve projeto na Escola, deixamos uma pequena “semente” para que a Escola possa proporcionar mais atividades envolvendo o prazer de ler. Formando alunos criativos, ativos e participantes na construção de troca de saberes.
ENDEREÇO DO BLOG: http://humoremquadrinhosnaescola.blogspot.com.br/p/leituras-extras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário