Seja bem vinda(o)!

Seja bem vinda (o) ao blog da disciplina "Leitura e produção de imagens – Imagem e Educação", ministrada pela Profª. Adriana Hoffmann na UNIRIO.
Este blog será construído junto com os alunos, a partir das produções realizadas em nossos encontros semanais.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Ananda Rezende, Carolina Mendonça, Fernanda Ferreira e Juliana Nogueira.

 
     Com base no que foi proposto pela Profª Adriana Hoffmann na disciplina: Imagem e Educação, o tema escolhido para apresentação do trabalho com mídia é Histórias em Quadrinhos.
     O motivo da escolha do tema surgiu a partir de um auto questionamento de nossas experiências escolares no Ensino Fundamental. E nos questionamos se as Escolas trazem a leitura das histórias em quadrinhos em Sala de aula e dão a importância a este tipo de leitura. Com base nessa hipótese, sugerimos a elaboração deste pequeno projeto numa Escola Particular localizada Zona Norte do Rio de Janeiro. 
     A elaboração do projeto foi realizada com alunos do 6º ano. A princípio dialogamos com a Professora da turma e argumentamos que o nosso intuito era enfatizar a importância de articular a criação de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem. Pretendíamos despertar a curiosidade, a criatividade, o interesse e que tivessem acesso a outros tipos de leitura, tornando-a mais agradável, atraente e divertida. E enfatizamos, ainda, o quão valoroso seria se tivéssemos tido essa oportunidade em nossa época de escola.
     A Professora afirmou que as crianças desta escola estão desmotivadas, não possuem interesse na leitura e apresentam erros na escrita. E nos deu todo apoio para que pudéssemos realizar a prática do projeto das histórias em quadrinhos com os alunos de sua turma.
     Iniciamos abordando sobre a história em quadrinho (como funciona, origem e os tipos de histórias em quadrinhos). E levantamos questões sobre o que eles entendiam o que é histórias e quadrinhos. Logo em seguida, apresentamos o vídeo: “O que são Quadrinhos?”.
 
     Com auxílio da Professora, mostramos a criação de um blog e alertamos que neste blog seriam postadas as histórias em quadrinhos realizados por eles. Arrumamos o blog, criando abas, selecionando o que poderia entrar em cada aba, postamos vídeos, textos, tornando o blog atraente e rico em cores para chamar atenção.
     Apresentamos aos alunos o site: “Máquinas em Quadrinhos” de confecção de histórias em quadrinhos, para que eles pudessem aprender e além de usarem na Escola, pudessem usar em casa com a família. É um software gratuito que pode ser utilizado por todos.
 
 
     Em seguida, em grupo, foi proposto aos alunos que elaborassem uma história em quadrinho. Após a confecção das histórias, os alunos apresentaram aos demais colegas de classe as suas historias e falaram o motivo da escolha.
     Com as histórias em quadrinhos realizadas, confeccionamos um mural só com as histórias em quadrinhos confeccionadas por eles e o endereço do blog para que a comunidade escolar pudesse prestigiar também.
     No laboratório de Informática, os alunos postaram suas histórias em quadrinhos e puderam navegar no blog. Assistindo vídeos, comentando as histórias dos demais colegas e outros. Este dia foi muito gratificante, pois além de vermos o interesse dos alunos pela atividade realizada. Eles mostraram vontade de querer aprender os recursos disponíveis e domínio próprio de criar distintas histórias.
     Os recursos necessários para este projeto foram: vídeos, folhas, lápis, lápis de cor, hidrocor, borracha, computador, blog, internet, software e outros. Lembrando que utilizamos também o Laboratório de Informática da Escola.
     Em síntese, a duração da proposta foi de uma semana. Sendo:
1º dia – abordagem do tema + criação coletiva do blog;
2º dia – criação das  histórias em quadrinhos + apresentação dos alunos;
3º dia – Divulgação no mural da Escola;
4º dia – Postagem das histórias em quadrinhos pelos alunos no site;
5º dia – No laboratório de Informática, os alunos viram e comentaram sobre as histórias em quadrinhos dos demais colegas.
     A experiência realizada nesta Escola nos mostrou como é possível articular outros meios de leitura no cotidiano escolar das crianças. Os alunos mostraram interesse, pois até então estava sendo tudo muito novo para eles. O apoio da Professora foi fundamental também, pois quando se trabalha em parceria buscando o mesmo resultado, as experiências são mais prazero.
     Em suma, acreditamos que além de termos realizado este breve projeto na Escola, deixamos uma pequena “semente” para que a Escola possa proporcionar mais atividades envolvendo o prazer de ler. Formando alunos criativos, ativos e participantes na construção de troca de saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário